O desenvolvimento deste trabalho possibilitou um estudo sobre construção de enredo aplicado a história em quadrinhos, focando na construção de roteiro e dos personagens para webtoon, um formato ainda pouco explorado na pesquisa nacional.

Ao longo desse projeto foi possível criar um roteiro ao estilo Marvel da história Dilema Vermelho, contendo todo o arco da personagem principal divido em nove capítulos, dispondo-os de forma a sempre ter gancho dramático para o próximo.

Os personagens principais tiveram suas personalidades e objetivos traçados. Seus designs foram criados de forma a refletirem suas personalidades, hobbies e etnias, criando pluralidade visual.

Ao desenvolver o layout do primeiro capítulo, foi possível fazer os ajustes necessários para se adequar ao formato de webtoon. E a partir do tempo de produção entre layout, lineart e colorir, e os erros da execução do projeto, foi possível traçar algumas diretrizes para guiar o desenvolvimento de um webtoon.

Em função dessas realizações, o projeto, apesar de não ter desenvolvido todos os capítulos da história, conseguiu alcançar todos os objetivos de caráter exploratório.

Esse progresso só foi possível graças à extensa pesquisa sobre roteiros através dos livros de Stephen King, Robert McKee, K. M. Weiland e, principalmente, Blake Snyder que permitiu por sua obra descontraída e pontual despertar o interesse por roteiros. A bibliografia desses autores também ajudou com a construção de personagens de dentro para fora, em conjunto com a obra de Scott McCloud.

O desenvolvimento do webtoon com os livros de McCloud, Bendis e, uma pesquisa detalhada de Heekyoung Cho sobre a cultura dos webtoons na Coreia e suas peculiaridades, foi fundamental para o desenvolvimento prático do capítulo, como também a ferramenta Clip Studio Paint, que permitiu superar, ao menos um pouco, as deficiências de enquadramento e posicionamento dos personagens.

Um ponto que não foi possível observar, uma vez que o primeiro capítulo será lançado após a conclusão desse estudo, é qual seria o engajamento do público e se os recursos aprendidos e implementados tiveram algum impacto positivo na narrativa perante os leitores.

Enfim, apesar dos contratempos, o projeto conseguiu produzir o primeiro capítulo da história e ter seu roteiro completo, deixando para todos aqueles que desejarem embarcar nessa jornada, recursos variados para concepção de roteiro e dicas para construção de webtoons que podem fazer toda a diferença em longo prazo.