Utilizando o Software Clip Studio Paint

Para o desenvolvimento do webtoon Dilema Vermelho, foi utilizado o software Clip Studio Paint do desenvolvedor Celsys em detrimento do Photoshop da Adobe Systems, do qual já se tinha um conhecimento prévio.

O Clip Studio Paint foi escolhido devido aos seus recursos singulares voltados para criação de comics, quanto por sua grande e ativa comunidade de artistas.

Entre os diversos recursos que o software fornece talvez o mais característico seja a possibilidade de incorporar bonecos 3D customizáveis de forma a auxiliar no desenho.

Uma vez que eles podem ser modificados para qualquer posição desejada em qualquer ângulo de câmera os tornam excelentes para suprir posições inusitadas de difícil referência na internet.

O software também possui ferramentas especiais para a criação de comics, tais como: balões de fala; criador de layout que imediatamente criam máscaras e que são facilmente modificáveis mesmo depois de prontos; réguas de perspectiva, lineart em vetores e objetos e cenários em 3D que podem ser incorporados as cenas.

Esses são só alguns dos recursos da versão PRO que o diferencia positivamente de programas como Photoshop.

O Photoshop ainda tem vários recursos competitivos, o que ele não tem, todavia é a comunidade de artistas do Clip Studio Paint.

A comunidade do Clip Studio Paint é completamente voltada para ilustração e desenvolvimento de comics, ao contrário da do Photoshop que tem sua comunidade dividida não só pelos seus interesses como pelo local de troca de conhecimentos.

O software do Clip Studio possui uma parte dedicada somente para sua comunidade que compartilha tutoriais, vetores, palheta de cores, objetos 3D, brushes e milhares de outros recursos gráficos de quadrinhos.

A comunidade do Clip Studio, entretanto, é maior na Ásia, uma vez que Celsys é uma desenvolvedora japonesa, fazendo que grande parte do conteúdo esteja disponível em japonês, coreano e chinês.

Todavia, a barreira linguística não impede o aproveitamento do software ou da comunidade.